Aço patinável (Corten) e a maior durabilidade para as estruturas metálicas

Estruturas metálicas feitas a partir do aço corten são mais duráveis e com estética incomparável.

Você já ouviu falar do Aço Patinável CORTEN? Quer conhecer um pouco mais sobre eles? Então, este artigo é para você.

Em quase todas as cidades do Brasil, existem obras inacabadas, com estruturas metálicas expostas ao tempo.

Você já deve ter visto várias delas e uma característica comum, são os pontos de ferrugem claramente perceptíveis.

Isso, quando já não se passaram vários anos e a estrutura inteira está contaminada pela oxidação (o nome técnico do processo).

Porque o que chamamos “ferrugem”, nada mais é do que um efeito natural, resultante do contato do metal, com o ar e a umidade presente nele.

Em estruturas metálicas feitas com aço-carbono padrão, este efeito deteriora a estrutura até o ponto em que pode não suportar mais, nem mesmo, o próprio peso.

Por isso, costuma-se aplicar camadas de tinta especial, para a proteção do aço, quando será instalado na área externa de construções ou, vagões de trem, por exemplo.

Mas, há várias outras aplicações para aços estruturais e também, há vários tipos de aço estrutural, mais resistentes ao contato com o ar e a umidade.

Você também já deve ter visto algumas construções com este tipo de material, mas, talvez ainda não conheça suas características, aplicações e possibilidades.

Por isso, neste artigo, começaremos explicando o que são os aços patináveis (CORTEN), para depois, demonstrar sua utilidade prática.

A Vantagem dos Aços Patináveis para as estruturas metálicas

Para entender a vantagem, vamos começar pelo que chamamos de aço-carbono: uma liga de ferro, cuja composição inclui uma porcentagem de carbono (além de impurezas).

Quanto maior o teor de carbono, maior a dureza do aço e consequentemente, menor a sua maleabilidade, este é o padrão.

Ou seja, estes aços são produzidos pensando nas suas qualidades estruturais propriamente ditas, sua capacidade de carga, não de resistência ao tempo.

Os aços patináveis seguem uma linha alternativa, com:

• Baixo teor de carbono;
• Outros elementos na composição;
• Maior durabilidade;
• Baixo custo de manutenção.

São incluídos elementos de liga como: cromo, níquel, silício, cobre e fósforo, cujo resultado, é uma liga mais leve.

E, com propriedades adequadas para estruturas metálicas.

Mas, com uma vantagem clara: os elementos inseridos na composição do aço, reagem com o ar em condições ideais, formando uma camada protetora.

Quando o CORTEN é exposto, também oxida, mas de forma muito mais lenta, porque é projetado para usar a “ferrugem” a seu favor.

Isto é, os elementos de liga, criam uma camada de “ferrugem programada” na superfície do aço, chamada pátina, que atua como uma proteção contra os efeitos da corrosão.

Como se utilizássemos um processo natural para proteção da estrutura, em vez de lutar contra a natureza.

Justamente por isso, estes aços são especialmente úteis para exposição ao tempo, porque é o contato diário, com uma rotina de umedecimento e secagem, que criará a pátina.

No fim do processo, este tipo específico de oxidação controlada, se mostra compacto, ou seja, não é poroso e portanto, não compromete a estrutura em si.

O Aço CORTEN é um produto democrático que agrega a qualquer tipo de estrutura metálica

Além do uso tradicional na construção civil, há outras situações que são beneficiadas com os mecanismos resistentes do aço corten.

Como dissemos, as aplicações são muito variadas e para começar a explica-las, saindo um pouco da nossa zona de conforto, é muito comum encontrar esculturas feitas com CORTEN.

Você já deve ter visto algumas delas em várias cidades e também, pode ter visto em aplicações decorativas, inclusive em interiores.

Arquitetos e decoradores, eventualmente incluem o material em seus designs, porque a aparência “enferrujada” final, não é apenas uma proteção, mas, também, bonita.

Por outro lado, pensando especificamente em estruturas metálicas, é preciso lembrar que não existe milagre que elimine todas as possíveis reações químicas.

Ou seja, em um ambiente externo comum, com uma sequência previsível de umedecimento e secagem, o aço patinável tem excelente desempenho.

Mas, quando exposto a ambientes com alta concentração de dióxido de enxofre ou cloreto de sódio, o processo de formação da pátina é prejudicado.

O Aço CORTEN e o maior desempenho para estruturas metálicas

E se você pensou na corrosão pela umidade em regiões costeiras, acertou. Esta é uma das possibilidades de uso não indicado, porque o CORTEN não é um aço inoxidável.

A palavra inoxidável, aliás, é apenas uma corruptela comercial, já que alguns aços são mais resistentes a oxidação que outros.

Por outro lado, mesmo em ambientes desfavoráveis, estruturas metálicas feitas com aços patináveis protegidos por camadas de pintura, ainda podem ser vantajosos.

A questão é realizar um estudo adequado durante a fase de projeto, principalmente, porque há outros fatores envolvidos na oxidação.

Um dos mais negligenciados, é o formato das peças, já que ângulos e reentrâncias afetam a forma como o material se comporta em contato com o ambiente.

Por todos estes fatores, podemos afirmar que o aço patinável é uma excelente opção para estruturas metálicas expostas, na maioria dos casos.

Mas, também é necessário contar com uma boa dose de conhecimento técnico como suporte.

O que mais você precisa saber sobre estruturas metálicas com Aço CORTEN?

Além da vantagem mencionada acima (resistência maior aos agentes corrosivos), vale ressaltar que este material necessita menos manutenção, reduzindo os custos.

Além disso, a instalação de estruturas metálicas é otimizada desde que feita por profissionais competentes.

Esteticamente o resultado final é relevante agregando diferencias aos projetos elaborados a partir do material.

E para elevar ainda mais o status do aço corten, destacamos seu alto potencial reciclável igual a 100%.

Soluções BENZOR em estruturas metálicas com Aço CORTEN: Como Podemos Ajudar?

Como sabemos disso, aqui na BENZOR Soluções em Engenharia e Tecnologia, nos preocupamos com todas as fases da instalação de estruturas metálicas.

Desde a concepção inicial do projeto, até a execução final. E também sabemos das necessidades do mercado brasileiro.

Por isso, oferecemos um serviço especializado projetos de estruturas metálicas, seja qual for a aplicação.

Trabalhamos com os melhores softwares do mercado, para desenvolver e gerenciar projetos, bem como, para realizar testes e simulações.

E se o seu objetivo não for este, mas, aprender mais sobre projetos estruturais e se qualificar para a gestão de obras deste tipo, oferecemos muitos cursos relacionados.

Principalmente, o curso de 300 horas sobre projetos de estruturas metálicas, que conta com o suporte de técnicos especializados, 24 horas.

Além deste, temos cursos sobre planejamento e orçamento de obras, instalações relacionadas, como hidráulica, elétrica, tubulações e outros.

Todos pensados dentro de uma estrutura modular, para que você tenha acesso rápido, aos conteúdos que efetivamente precisa ou quer aprender.

Se ainda não conhece, dê uma olhada em nossa página de cursos, porque temos uma gama bastante variada de opções e alguma delas, certamente, se enquadra nas suas necessidades.

E se tiver dúvidas, sugestões ou comentários a fazer, por favor, sinta-se a vontade para entrar em contato conosco.

Nosso Endereço

Avenida Raja Gabáglia, 2000, Torre 1, Estoril, Belo Horizonte-MG - CEP: 30494-170

Telefone: +55 31 3586-3486

E-mail: comercial@benzor.com.br

 

 

 

Newsletter

Receba os melhores conteúdos sobre a Benzor!
Cadastre-se agora para receber nossa Newsletter.