10 melhores softwares para engenheiros fornecidos pela autodesk

Como todo estudante de engenharia já deve saber, os softwares da Autodesk são os mais conhecidos e utilizados no mercado brasileiro.

Mas, talvez você não saiba que a empresa não se resume ao AutoCAD e que cada software, tem uma versão estudante, para download gratuito.

Para ter acesso, é preciso estar regularmente matriculado em uma instituição de ensino superior ou de curso técnico, ou ser professor da área, mas, é uma excelente chance de aprender na prática.

Por serem versões de estudo, vem com limitações, mas, além de serem gratuitas, uma vez feito o cadastro, você terá acesso a vários tutoriais da própria Autodesk.

Mais do que isso, existe uma comunidade usuários espalhados por todo o mundo, dispostos a divulgar e compartilhar projetos, como forma de aprendizado coletivo.

E considerando a popularidade destes softwares, porque não se aprofundar sobre as diversas formas de uso e também saber como aproveitar estas versões você mesmo, antes de se lançar ao mercado de trabalho?

Além disso, você pode não conhecer todos os módulos disponíveis, sendo que muitas vem em pacotes voltados para áreas específicas, mas, poderiam servir a outras áreas.

Vamos voltar a falar sobre isso mais adiante, porém, primeiro, é preciso que você tenha uma visão geral das possibilidades.

Então, vamos falar brevemente sobre algumas das principais opções a sua disposição, lembrando que você é livre para estudar quantas quiser.

1.AutoCAD da Autodesk um dos mais populares

É o software mais conhecido da Autodesk e você já deve conhecer o sistema de projetos por plantas, ou layers, porque se tornou praticamente um padrão de mercado.

Inclui ferramentas de visualização e modelagem em 3D, o que facilita sua utilização em qualquer área da engenharia. Dispõe de um ótimo curso de AutoCAD para você começar.

2.AutoCAD Electrical um dos mais objetivos

Focado em ferramentas pensadas especificamente para projetos elétricos e/ou mecatrônicos.

Por ser voltado para a área, vem com uma série de esquemas elétricos previamente construídos no painel de layout´s e claro, um curso de AutoCAD Electrical.

3.AutoCAD Plant 3D para projetos perfeitos

Como vários outros softwares da Autodesk, este também é pensado para as necessidades de projetos específicos, para tubulações de qualquer natureza.

Funciona em nuvem e é capaz de integrar projetos hidráulicos, por exemplo, ao conjunto de um edifício. Criado para ser intuitivo, funciona como curso de AutoCAD Plant 3D.

4.Inventor Professional um dos mais completos

Este software reúne as melhores técnicas de modelagem 3D da Autodesk para projetos mecânicos, seja de máquinas ou componentes.

Incluindo ferramentas para teste e definição de tolerâncias de peças e componentes em conjuntos complexos. Além disso, o curso de Inventor Professional é bastante completo.

5.Nastran é bastante específico

É uma ferramenta de análise de stress em estruturas mecânicas complexas, incluindo transferência de calor, bastando carregar um projeto e definir as forças atuantes.

Como os demais da lista, a versão estudante funciona como um ótimo curso de Nastran para engenheiros mecânicos, também podendo ser útil para outras áreas.

6.Navisworks Simulate para projetos na engenharia

Software de simulação em 3D voltado para a engenharia civil, com várias ferramentas de integração.

Como curso de Navisworks Simulate, serve para os projetistas testarem detalhes da obra, antes de executar qualquer serviço, evitando desperdícios de tempo e dinheiro.

7.Robot Structural Analysis Professional um dos mais necessários

A versão estudante é um ótimo curso de Robot Structural Analysis Professional para futuros engenheiros civis e arquitetos.

Serve para rodar testes avançados e visualizar os efeitos de cargas diversas em estruturas de edificações, incluindo, claro, estruturas metálicas.

8.Revit amplo e útil

Este software também é destinado para engenheiros civis e arquitetos, servindo como base de modelagem 3D de caráter mais conceitual.

O que significa que foi pensado para servir como uma ferramenta de planejamento e apresentação de projetos, também servindo como ótimo curso de Revit para estudantes.

9.CFD uma relíquia da Autodesk

Um produto abrangente da Autodesk por ser direcionado a simulações de produtos, incluindo ferramentas de análise de fluxo de fluídos e distribuição térmica.

Neste caso, um curso de CFD pode servir a muitas áreas da engenharia, mas, é preciso ter um projeto pronto para testar com a ferramenta.

10.VRED Professional especial para conectar tecnologia e realidade

Extremamente útil para a modelagem no setor de automóveis, é mais útil para designers e engenheiros do setor industrial automotivo.

Principalmente para criar protótipos e renderizar produtos o curso de VRED Professional soma muito aos profissionais que atuam nesta área.

Conclusão: Aprendendo Com a Autodesk

O motivo da Autodesk disponibilizar uma versão estudante de seus produtos é óbvio, afinal, se gostar da solução enquanto estuda, pode adotá-la profissionalmente depois.

Mas, como dissemos no início, estes softwares são muito comuns no mercado, sendo utilizados pela maioria das grandes empresas do Brasil.

O que torna este contato inicial fundamental para uma carreira de sucesso, porém, o principal ponto a ser destacado no mercado atual, é a interdisciplinaridade.

Com o surgimento de novos materiais e tecnologias e a necessidade de integração entre áreas diversas do conhecimento, engenheiros não podem se fechar em suas áreas.

Principalmente, porque um dos caminhos mais comuns da carreira de um engenheiro, é ascender a cargos de gerência de grandes equipes e projetos.

E neste caso, não importa que tipo de engenheiro você seja, terá de lidar com profissionais de outros ramos do conhecimento (inclusive, fora da engenharia).

Tome a Petrobrás como exemplo. Ela emprega praticamente todos os tipos de engenheiros, porque sua operação é complexa demais.

Seu campo de atuação envolve questões ambientais, químicas, elétricas, mecânicas, de construção civil e a lista poderia seguir indefinidamente.

Ainda que a empresa desenvolva projetos específicos, como a construção de uma planta de refinaria, por exemplo, neste meio, entram todos aqueles profissionais.

Como eles precisam se comunicar eficientemente, utilizam vários módulos diferentes das soluções da Autodesk.

É por isso que você não deve se limitar a uma única versão estudante. Se quiser uma boa dica, comece com um software básico para projetos.

Quanto tiver concluído um, passe para algum dos tipos de visualização, modelagem ou simulação. Procure variar um pouco.

Ainda que não venha a utilizar aquele software específico que escolheu no seu cotidiano, o conhecimento pode ser útil para interação no ambiente de trabalho.

Precisa de ajuda para aprender como usar os softwares da Autodesk?

Conheça todos os cursos na área da Benzor Soluções em Engenharia e Tecnologia e aumente seu conhecimento!
Acesse agora e faça sua inscrição!

Nosso Endereço

Avenida Raja Gabáglia, 2000, Torre 1, Estoril, Belo Horizonte-MG - CEP: 30494-170

Telefone: +55 31 3586-3486

E-mail: comercial@benzor.com.br

 

 

 

Newsletter

Receba os melhores conteúdos sobre a Benzor!
Cadastre-se agora para receber nossa Newsletter.